• Instituto Planos

Como estar presente mesmo a distância

Atualizado: 18 de Ago de 2020

Estar presente mesmo distante é um novo desafio a ser enfrentado



Nos meus 40 anos de vivencia na área de desenvolvimento humano nunca passei por um momento como este.

Na realidade para algumas empresas, líderes e equipes este é um novo momento, muitas empresas atualmente já adotavam o home office ou teletrabalho como modelo, porém para outras esta situação é totalmente nova. Não houve um tempo para planejar e se estruturar, assim tudo vai acontecendo a cada dia.

E o que a equipe espera do líder num momento como estes?

O líder deve ser aquele que mesmo estando ausente a equipe sinta a sua presença e se sinta seguro e apoiado. Estar presente mesmo distante é um novo desafio a ser enfrentado.

Na THOR - Tecnologia Humanista Orientada para Resultados, pregamos que o bom líder deve dedicar – “Tempo, presença, experiência e exemplo a seus liderados”, e neste momento esta presença, mesmo distante, é de fundamental importância.

É preciso que os liderados sintam que o seu lidar está presente e conduzindo o dia a dia como se estivesse no escritório.

Algumas sugestões praticas:

  1. Sinta sua equipe – procure perceber como eles estão, as dificuldades de cada um, tanto no aspecto de recursos para trabalhar à distância com nos aspectos emocionais.

  2. Seja o líder da sua equipe mesmo à distância – defina metas, distribua as atividades, negocie prazos e acompanhe.

  3. Delegue e acompanhe as atividades de seus liderados – para delegar é preciso conhecer as habilidades de cada liderado e confiar na sua capacidade de realização, acompanhar é diferente de fiscalizar, acompanhar pressupões orientar e oferecer apoio.

  4. Esteja disponível – sua equipe precisa saber que pode lhe contatar a qualquer momento para buscar apoio.

  5. Acompanha a Legislação – acompanhe as mudanças da legislação que for promulgada durante a crise e esclareça as dúvidas de sua equipe.

  6. Mantenha o equilíbrio – a todo momento somos bombardeados por uma infinidade de notícias e estatísticas, algumas boas, outras catastróficas, saiba distinguir o que é importante.

  7. Mantenha um canal de comunicação com sua equipe – defina com eles o melhor meio, e-mail, WhatsApp, Telegram e mantenha este canal funcionando.

  8. Mantenha um calendário de reuniões virtuais – use a tecnologia temos hoje vários recursos, Skype, Teams, Zoom, tenha uma agenda do que será tratado nestes encontros, mas mesmo que não tenha assuntos para tratar mantenha a programação é importante ouvir a equipe e saber como eles estão.

  9. Cuidado com o tempo – respeite a jornada de trabalho que a equipe tinha antes da crise, se houver necessidade de algo diferente negocie e explique a necessidade.

  10. Clareza do momento – deixe claro para a equipe que estamos de home office ou teletrabalho e não de férias. Trabalhar a distância requer disciplina, tanto da equipe como do líder.

Um ponto também muito importante é se preparar para a retomada após a crise, veja como sua equipe está retornando, acolha faça um balanço de tudo que aconteceu, veja o que pode ser mantido das lições aprendidas no período.

Bem finalizando não existe a receita certa para este momento, o importante é fazer algo, manter a equipe atenta e motivada, se perceber que errou tenha humildade e corrija o erro, se acertou parabéns e vá em frente e compartilhe o que aprendeu.

A grade certeza que temos é que este é um momento de grande aprendizado, toda a crise se bem administrada gera crescimento e mudanças para todos e com convicção sairemos mais fortes e mais unidos.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo