• Francisco Dominguez

O Líder presente ausente e ausente presente.

Afinal que confusão é esta?




O líder presente ausente é aquele líder que está tão focado nos dados e informações que deixa de priorizar o desenvolvimento da equipe.


A grande preocupação dele é analisar relatórios e dados para fornecer informações para a empresa.






Não digo que este tema não é importante, ter dados e informações precisas e confiáveis é crucial para qualquer empresa.


Mas, informações são geradas por pessoas e é preciso também foco nas pessoas e no desenvolvimento de suas competências, dessa forma estes liderados farão entregas mais consistentes e o líder saberá a quem direcionar as demandas.


Já o líder ausente presente é aquele que mesmo não estando presente tem uma relação tão forte com a equipe que os liderados sabem como ele tratará cada tema.





Espelham-se nos exemplos e nas experiências do líder, sentem-se seguros em tomar decisões e seguirem em frente, foram preparados pelo líder.


Este líder também foca na análise de dados e informações, sabe da importância de ter dados e informações para tomar decisões.


Mas, consegue equilibrar esta atividade com a dedicação a equipe, com isso ele conhece das competências dos liderados e pratica a delegação planejada.



Este líder dedica tempo, presença, experiência e exemplo a equipe, faz isso com o foco no desenvolvimento dos liderados, ao praticar a delegação acompanha e se disponibiliza para apoiar o liderado quando este tem alguma dificuldade.


No processo de desenvolvimento dos liderados, não traz respostas prontas, faz perguntas que provocam reflexão e descoberta de caminhos e soluções pelos liderados.


E você, é um líder presente mesmo estando ausente ou é ausente mesmo estando presente?


Seja membro da nossa comunidade no Space by wix e alerta de novos conteúdos. http://wix.to/hIdQiXs?ref=m_cl

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo