• Instituto Planos

Quanto custa uma demissão?

Atualizado: 18 de Ago de 2020

Existem custos que muitas vezes, no primeiro momento, é invisível para a empresa. Esse é o custo do conhecimento, o custo do clima organizacional, o custo dos vínculos dos demais colaboradores.


Você já pensou quanto custa demitir um empregado?

Não estou falando do custo financeiro, este é fácil de calcular, a rescisão dá esta informação com precisão. Também não estou pensando que ele não é importante, todo custo financeiro é importante numa organização.

Estou falando de um custo que muitas vezes, no primeiro momento, é invisível para a empresa é o custo do conhecimento, o custo do clima organizacional, o custo dos vínculos dos demais colaboradores.

Toda demissão acarreta uma serie de fatores principalmente na moral da equipe e na motivação dos demais colaboradores da empresa.

Outro custo de uma demissão é o conhecimento acumulado que, na maioria das vezes, vai embora com o empregado demitido e que traz grandes transtornos para a empresa e equipes.

É preciso que antes de demitir um empregado a empresa, na figura do líder, reflita sobre alguns pontos:

  • A pessoa estava prepara para a posição que ocupava, tinha as competências requeridas para o cargo.

  • Houve acompanhando do desempenho do empregado com feedback dos pontos fortes e dos pontos de melhoria.

  • O líder dedicou tempo, experiência e exemplo para desenvolver o empregado.

  • Que tipo de apoio a empresa/líder possibilitaram para que ela se desenvolvesse.

  • Havia possiblidade de um remanejamento para outra área e/ou atividade.

Não estou dizendo aqui que não se deva demitir empregados, as vezes o que leva a esta decisão são questões de baixo desempenho, conflitos com líder e/ou equipe, inadaptação a cultura da empresa.

Mas o importante é que antes de demitir se trabalhe estas questões e se tente soluciona-las.

Guardando a devida confidencialidade sobre o porquê do desligamento cabe ao líder trabalhar sua equipe esclarecendo os motivos, assim evita especulações, ruídos e fofocas.

Muitas vezes uma demissão ou mudança de área transforma uma pessoa de baixo desempenho num profissional excepcional. Mas para isso é necessário atenção de uma liderança presente. A nossa máxima é “Pessoa certa no lugar certo”.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo