A carreira é sua, ou da empesa? Quem deve conduzi-la?
Tenho feito esta pergunta com alguma frequência a profissionais que me procuram em busca de orientação sobre desenvolvimento de carreira.
E agora repito para você: A carreira é sua ou da empresa?
Muitos profissionais delegam a empresa a condução da carreira, esperam que a empresa planeje ações de desenvolvimento para eles, busquem oportunidades de crescimento e se acomodam nesta situação, ficam naquela posição que nós chamamos de zona de conforto, esperando uma ação que vem do outro, neste caso da empresa.
Mas a carreira é sua, a empresa pode ser sua grande parceira neste processo, mas você como dono de sua carreira é que tem que conduzi-la ir em busca do que lhe realiza e do que lhe faz feliz.
Um ponto importante na condução de uma carreira é você pensar nos seus talentos e como você pode potencializá-los e gerar resultados com eles. Seus talentos são as suas forças e estas forças com certeza impulsionarão sua carreira, agora eles precisam ser trabalhados e lapidados.
Também é importante ter em mente os pontos que você precisa desenvolver pois eles poderão ser amarras ao seu crescimento.
Um bom exercício é:
- Fazer uma relação dos seus valores
- Fazer uma relação dos seus talentos
- Fazer uma relação dos pontos que precisa desenvolver
- Fazer uma relação do que você gosta de fazer
Com base neste exercício simples você poderá traçar planos de autodesenvolvimento e compartilhar estes planos com a sua empresa e ver que tipo de apoio/oportunidades ela pode lhe dar.
Mas tenha em mente que a carreira é sua e você é quem deve conduzir o seu plano de autodesenvolvimento, é preciso que você assuma a responsabilidade por conduzir este processo, se empenhe e coloque sua energia nele.
Um ponto importante é que o autodesenvolvimento tem duas vertentes que estão intimamente relacionadas ao autodesenvolvimento profissional e o autodesenvolvimento pessoal, pois, cada profissional é uma pessoa, com uma história de vida.
Lembre-se que trabalho e felicidade têm que caminhar juntos.
Comments