top of page
  • Foto do escritorFrancisco Dominguez

Avaliar ou Acompanhar desempenho?

Avaliar ou Acompanhar Desempenho?


Eu particularmente prefiro Acompanhar Desempenho para Desenvolver.


Acompanhar o desempenho dos liderados é papel do líder, ele não pode delegar esta atividade para ninguém, afirmo isso com convicção de quem já viu as mais variadas situações.



Quando o líder acompanha o desempenho dos seus liderados ele conhece as competências de cada um, suas forças e seus pontos de desenvolvimento.


Ao conhecer cada liderado ele consegue dar o desafio de forma adequada e também traçar planos de desenvolvimento tanto para reforçar as competências instaladas com também para desenvolver novas competências necessárias as entregas que devem ser feitas.


Um outro ponto também importante é que o líder sabe quem já está pronto para o próximo passo de carreira e desta forma consegue ter a pessoa certa no lugar certo.


Para o liderado este acompanhamento também é importante o acompanhamento feito pelo líder dá a ele a informações de como estão sendo vistas as sua entregas, quais os seus pontos fortes e o que necessita desenvolver.


Todo este movimento tem que ser feito no dialogo aberto entre líder e liderado sempre com foco no desenvolvimento, o diálogo permite ao líder expor seus pontos e ouvir também as percepções do liderado.


Este dialogo tem que fazer parte da rotina do dia a dia, é importante que o líder abra um espaço na sua agenda para estas conversas com o liderado, se a empresa tem um programa estruturado de Acompanhar Desempenho ótimo, mas não deixe apenas para este momento, se a empresa não tem estabeleça esta pratica no seu dia a dia.


Algumas situações que já vi em empresas e que não podem acontecer:

- O líder apenas preenche o formulário de avaliação e não conversa com o liderado;



- O líder pede ao substituto para avaliar a equipe;



- O líder pede ao RH para avaliar a equipe;



Este é um momento muito importante tanto para o líder quanto para o liderado, então escolha o momento certo, e prepare, combine com seu liderado, dedique tempo da sua agenda para este processo.


Serão momentos de crescimento tanto para você como líder como para seu liderado.


Por Francisco Dominguez


Seja membro da nossa comunidade no Space by wix e receba todos nossos conteúdos. http://wix.to/hIdQiXs?ref=m_cl



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page