• Francisco Dominguez

O Jovem Líder


Recentemente fui procurado por um jovem profissional que havia sido convidado pela empresa para exercer o papel de líder de uma equipe. Ele estava na dúvida se deveria aceitar ou não pois se considerava muito bom tecnicamente, mas sem experiência em gestão de pessoas.

Fiz a ele as seguintes perguntas:


- Qual carreira você quer seguir?

- Quer uma carreira técnica ou de liderança?

- Quando você pensa em aceitar é porque quer ser um líder ou é receio de dizer não e a empresa não interpretar bem a sua negativa?


A resposta dele foi que queria seguir a carreira de liderança, mas tinha receio de não performar em função de não ter experiência em liderança de pessoas.


Conversamos sobre a definição de liderança de James Hunter que considera liderança como uma habilidade, abaixo transcrevo a definição.


“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.


Naturalmente tem pessoas que já nascem com um perfil de liderança, outras, porém podem desenvolvê-la já que é uma habilidade.


Meu conselho foi:

1. Entenda que o seu papel muda, você vai deixar de executar um trabalho técnico e vai passar a gerenciar pessoas, uma armadilha neste primeiro estágio de liderança é querer continuar fazendo o que já fazia bem;

2. Converse com cada um dos colaboradores da sua nova equipe, procure conhecer as competências e as características de cada um para melhor aproveitá-las;

3. Estabeleça um canal de comunicação com sua equipe, reuniões, encontros periódicos, conversas individuais;

4. Entenda que o líder não é um “sabe tudo”, mas que tem na equipe pessoas de conhecimento, aproveite a experiência de cada um dos seus colaboradores;

5. Analise seus pontos fortes e seus pontos de desenvolvimento e trace um plano de desenvolvimento para se preparar melhor para a nova posição;

6. Peça apoio a sua liderança, se ele lhe indicou para a posição é porque confia na sua capacidade;

8. Faça um curso de Desenvolvimento de Líderes, que lhe ajudará no seu desenvolvimento;

7. Estude sobre liderança, leia muito, alguns autores que tratam do tema James Hunter, Peter Drucker, Ram Charan, Daniel Goleman, Simon Sinek.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo