top of page
  • Foto do escritorFrancisco Dominguez

O Jovem Líder


Recentemente fui procurado por um jovem profissional que havia sido convidado pela empresa para exercer o papel de líder de uma equipe. Ele estava na dúvida se deveria aceitar ou não pois se considerava muito bom tecnicamente, mas sem experiência em gestão de pessoas.

Fiz a ele as seguintes perguntas:


- Qual carreira você quer seguir?

- Quer uma carreira técnica ou de liderança?

- Quando você pensa em aceitar é porque quer ser um líder ou é receio de dizer não e a empresa não interpretar bem a sua negativa?


A resposta dele foi que queria seguir a carreira de liderança, mas tinha receio de não performar em função de não ter experiência em liderança de pessoas.


Conversamos sobre a definição de liderança de James Hunter que considera liderança como uma habilidade, abaixo transcrevo a definição.


“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.


Naturalmente tem pessoas que já nascem com um perfil de liderança, outras, porém podem desenvolvê-la já que é uma habilidade.


Meu conselho foi:

1. Entenda que o seu papel muda, você vai deixar de executar um trabalho técnico e vai passar a gerenciar pessoas, uma armadilha neste primeiro estágio de liderança é querer continuar fazendo o que já fazia bem;

2. Converse com cada um dos colaboradores da sua nova equipe, procure conhecer as competências e as características de cada um para melhor aproveitá-las;

3. Estabeleça um canal de comunicação com sua equipe, reuniões, encontros periódicos, conversas individuais;

4. Entenda que o líder não é um “sabe tudo”, mas que tem na equipe pessoas de conhecimento, aproveite a experiência de cada um dos seus colaboradores;

5. Analise seus pontos fortes e seus pontos de desenvolvimento e trace um plano de desenvolvimento para se preparar melhor para a nova posição;

6. Peça apoio a sua liderança, se ele lhe indicou para a posição é porque confia na sua capacidade;

8. Faça um curso de Desenvolvimento de Líderes, que lhe ajudará no seu desenvolvimento;

7. Estude sobre liderança, leia muito, alguns autores que tratam do tema James Hunter, Peter Drucker, Ram Charan, Daniel Goleman, Simon Sinek.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page