top of page
  • Foto do escritorMarta Castro

A importância do líder para o desempenho da equipe


Certa feita estava vendo uma colega conduzindo brilhantemente seu treinamento de equipes de alta performance: o que são (conceito), suas características e vantagens. Ela trazia também ferramentas de apoio e reflexões profundas sobre o tema.


Mas a cada fala, a cada atividade, o tempo todo eu ficava analisando o papel do líder neste processo. Sem um líder de alta (e boa) performance, não é possível ter uma equipe de alta performance. Pode até ter profissionais de alta performance (antes que eles percebam e pesam para sair), mas não uma equipe, um time assim.


A equipe é reflexo do seu líder e o desempenho também.

- Num time, os papéis e responsabilidades precisam estar claros. Quem define e comunica? O líder.

- Para atingir os resultados desejados, a equipe precisa saber o rumo (visão) e as premissas (valores e diretrizes). Quem comunica e engaja? O líder.

- A equipe precisa assumir responsabilidades e ter autonomia. Quem deve conduzir com a equipe um processo de delegação planejada e responsável? O líder.

- A equipe de alta performance é visionária, pró ativa, se antecipa aos acontecimentos e jamais apresenta um problema sem sugerir soluções. Quem prepara e desenvolve a equipe? Não, não é o RH. É o líder.

- A equipe deve ser multidisciplinar, complementar e colaborativa. Quem seleciona, estimula convívios ao invés de conflitos, motiva e engaja? O líder.


O líder deve ser também o grande exemplo da equipe. A coerência entre seu discurso e sua prática, o compartilhamento das experiências acumuladas ao longo da sua vida e carreira, a dedicação do seu tempo e da sua presença para dialogar, negociar e estabelecer acordos, para dar e receber feedbacks assertivos e construtivos, tudo isso é fundamental para o desempenho dos colaboradores individualmente e coletivamente.


Acima de tudo, o desempenho de uma equipe depende da segurança psicológica do time. Os membros precisam se sentir à vontade para expressarem seus pontos de vista, dar sugestões e se posicionar, sem medo de críticas, represálias, assédios ou perseguições. E quem assegura isso? A esta altura, acho que você já sabe a resposta.


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page