• Francisco Dominguez

Delegar ou Delargar?



Delegar ou delargar, qual a sua opção?




Acredito que a palavra delargar não existe em nosso vocabulário, mas na pratica ela está presente em várias situações, em vários ambientes de trabalho.


Delargar e passar o desafio sem saber da real competência do liderado, não acompanhar nem se disponibilizar para ajudar e apoiar.


Quem delarga aparece apenas na hora de cobrar o resultado, se este não foi bom vem a bronca e a responsabilidade é colocada totalmente na conta do liderado.


Já quem delega conhece sua equipe, é o líder que acompanha, que se faz presente junto à equipe, sabe a competência de cada liderado e até a onde ele pode ir e fazer entregas consistentes, então dá o desafio de acordo com essa competência.


No processo de delegação o líder confia na capacidade do liderado e acompanha o desenvolvimento do trabalho, agora um ponto é importante, acompanhar e diferente de fiscalizar.


O líder que acompanha se faz presente e oferece apoio, está sempre atendo as necessidades de apoio da equipe, quando algum liderado está com dúvidas e busca solução no líder ele sabe conduzir o assunto e fazer perguntas, “perguntas que abram portas e tragam descobertas” e assim o próprio colaborador vai encontrando respostas.


Não é uma tarefa fácil, principalmente no corre corre do dia a dia, mas é uma tarefa gratificante e que gera desenvolvimento e crescimento dos liderados.


Na delegação estão presentes alguns fatores como:


- Conhecer a competência do liderado;


- Confiar na capacidade do liderado de fazer a entrega com qualidade.


- Ser um líder educador que oferece tempo, presença, experiência e exemplo ao liderado.


Conclusão, melhor Delegar, confiança e delegação andam juntas.


Consultor Francisco Dominguez



Seja membro da nossa comunidade no Space by wix e receba todos nossos conteúdos. http://wix.to/hIdQiXs?ref=m_cl

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo