top of page
  • Marta Castro

Qual o melhor período para planejar? Todos!


Geralmente o Planejamento Estratégico das Empresas casa com o calendário fiscal que, no Brasil, coincide com o calendário gregoriano que adotamos (janeiro a dezembro).



Mas já trabalhei com uma instituição americana que tinha calendário fiscal iniciando em setembro para esta instituição tínhamos que fazer o PE do período seguinte entre os meses julho e agosto. Mas como sempre digo, planejamento é uma trilha e não um trilho, então não precisamos estar presos.


No meio do ano passado, por exemplo, o novo diretor de uma empresa nos procurou. Ele tinha acabado de assumir o cargo e entendia que precisava do planejamento para ter a direção do seu trabalho. Então, em pleno São João, estávamos juntos com ele, os sócios e os gerentes pensando os próximos três anos do negócio.


Vale lembrar também que o Planejamento Estratégico ganha vida por meio do Planejamento Executivo, que por sua vez ganha vida por meio do planejamento de ações mensais ou mesmo semanais.


Ainda que o Programa de Ação seja anual, o tempo todo estamos planejando e replanejando.


Por isso o Instituto Planos trabalha com ciclos de planejamento e não só com ferramentas e sistemas de planejamento (ainda que estes sejam parte importante do nosso trabalho).


O acompanhamento, a avaliação, as tomadas de decisões, as reuniões planejadas com agendas e súmulas, tudo isso faz parte do nosso ciclo. Por isso afirmamos que tempo de planejar é o tempo todo.


Por Marta Castro


Seja membro da nossa comunidade no Space by wix e receba todos nossos conteúdos. http://wix.to/hIdQiXs?ref=m_cl

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page